top of page

SENATUS IMMACULATA

No início do ano de 1956, a Enviada do Concilium Legionis de Dublin, Mary Clerkin, chegou a Belo Horizonte com o objetivo de fundar a Legião de Maria. Após várias divulgações, contatos e muito trabalho, ela constituiu no dia 21 de fevereiro de 1956, quatro Praesidia na capital, sendo um na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, um no bairro Serra, Paróquia Santana, um no bairro Prado, Basílica Santo Cura D’Ars, e um na Santa Casa de Misericórdia.

 

Em 26 de julho do mesmo ano, foi fundada a primeira Curia em Minas, que recebeu o nome Immaculata, sendo dirigida pela irmã Mary Clerkin. A reunião aconteceu no salão Paroquial da Basílica de Lourdes, com a presença do Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor José Augusto Dias Bicalho e vários padres da região.

 

senatus bh, Legião de maria bh, legião de maria, senatus immaculata

Considerando o grande desenvolvimento da Legião de Maria, no dia 28 de junho de 1960, a Curia foi elevada a Comitium, dirigida pela irmã Cely Savasse. A reunião que aconteceu no salão Paroquial da Igreja São José, teve a presença de Padre Brandão, Diretor Espiritual da Curia “Intemerata” de Belo Horizonte, além dos membros oficiais do comitium.

 

Após quatro anos, no dia 19 de julho de 1964, o Comitium Immaculata foi elevado a Senatus de Belo Horizonte. A reunião que também aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São José, contou com a presença de todos oficiais e representantes das Curiae. A alocução foi pronunciada por Padre Mesquita, então Diretor Espiritual do Senatus, explicando a importância da devoção a Maria.

 

O Senatus de Belo Horizonte constitui o terceiro Senatus do Brasil com jurisdição sobre todos os Conselhos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, o qual deu continuidade a atividades com três Comitia e 52 Curiae.

 

Atualmente o Senatus Immaculata de Belo Horizonte está composto por 3 Regia, 31 Comitia, 35 Curiae e 27 Praesidia diretamente filiados.

 

A Legião de Maria mostrou sua capacidade de mobilizar e formar apóstolos para o trabalho de evangelização guiados pela Virgem Maria.

 

O Senatus Immaculata agradece a Deus e à intercessão de Nossa Senhora as generosas bênçãos derramadas e a todos que de alguma forma contribuíram para construir mais uma página da história da Legião.

Constituição

da

FILIAÇÕES

bottom of page