Palavras latinas e seus significados na Legião de Maria
PRAESIDIUM – Plural: PRAESIDIA – Pronúncia: Presídium (singular) e Presídia (plural). Significa Praça, um destacamento de soldados. Entre os Romanos era um grupo de soldados encarregados da guarda de uma localidade. Na Legião significa o GRUPO LOCAL DA LEGIÃO.
CURIA – Plural: CURIAE – Pronúncia: Cúrie. Significa Conselho Diretivo constituído por todos os oficiais dos vários praesidia que existem em determinado território.
COMITIUM - Plural: COMITIA – Pronúncia: Comícium (singular)/Comícia (plural). Conselho Diretivo encarregado de supervisionar as atividades de várias Curiae num determinado território.
REGIA – Plural REGIAE – Pronúncia: Régie; Conselho Diretivo que supervisiona as atividades dos Comitia e Curiae num território bem maior do que a dos Comitia e menor que o do Senatus.
SENATUS - Conselho Diretivo nacional ou regional encarregado dos vários Conselhos Diretivos (Regiae, Comitia, Curiae) numa região.
CONCILIUM LEGIONIS – É o Conselho Supremo, em Dublin, que dirige a Legião em todas as partes do mundo.
TESSERA - Plural: TESSERAE – Pronúncia: Téssere. Significa “Senha” ou ficha, sinal de identificação. Na Legião significa a folhinha de Orações que circula entre os legionários. É o penhor de unidade e fraternidade entre eles.
CATENA - Significa “corrente” ou “cadeia”. É aplicado na Legião à Oração do Magnificat que o legionário recita diariamente. É o vínculo que une a Legião à vida diária de todos os seus membros.
ALLOCUTIO – Pronúncia: alocúcio. Era a alocução, o discurso do General Romano a seus soldados. Na Legião de Maria é a alocução do Presidente ou Diretor Espiritual.
ACIES – Pronúncia: ácies. Significa “um exército em ordem de batalha”. Aplica-se à solenidade anual em que os legionários desfilam em frente da imagem de Nossa Senhora e tomando nas mãos o Vexillum, renovam a sua consagração à Maria Santíssima.
VEXILLUM - Plural: VEXILLA - Pronúncia: Vêccilum. Significa “estandarte” (bandeira). É a adaptação do estandarte Romano.