top of page

Nome e origem

O QUE É A LEGIÃO DE MARIA?

 

Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé. A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.

Na Paróquia São Sebastião a reunião acontece às terças-feiras, às 16:30, terminando às 18:00h. Participe.

 

FALAR DA LEGIÃO É UM PRAZER MUITO GRANDE E É UM PRIVILÉGIO ESTAR  INSERIDA EM SUAS FILEIRAS.

1. O que é Legião?

É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.

 

2. Onde foi fundada?

Na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.

 

3. Quem pode ingressar na Legião?

Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.

4. Como é constituída a Legião?

De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.

 

5. O que fazem os ativos?

Comprometem-se a orar e a visitar, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através de reuniões semanais obrigatórias. Como também a ler o manual, que orienta a vida legionária e mantém os legionários ligados ao ideal para o qual a Legião foi criada. A Legião de Maria é, portanto, a vida do cristão em oração e ação.

 

6. A quem os legionários ativos visitam?

Fazem visitas domiciliares a todas as famílias, sem distinção de credo, raça ou situação social; e aos idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora. Visita também hospitais, presídios, orfanatos, asilos; dentro da área consignada à Paróquia.

 

7. E os legionários auxiliares o que fazem?

As pessoas que não podem freqüentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado legionário. Mas podem contribuir com suas orações para a obra que Nossa Senhora faz, por intermédio dos legionários ativos, isto é, ajudam os legionários ativos a serem bem sucedidos nas suas visitas.

 

8. Quais são as orações diárias?

É recomendado reza do terço e da Tessera toda, tanto para ativos, como auxiliares.

 

9. Os legionários são responsáveis pela salvação dos irmãos?

Sim, deve-se trabalhar pela própria santificação e pela de todos os membros do corpo místico de Cristo e é, com esta finalidade, que os legionários trabalham.

bottom of page