HISTÓRICO

A 21 de fevereiro de 1956 chegou a Belo Horizonte, a Enviada do Concilium, irmã Mary Clerkin, com o objetivo de fundar a Legião de Maria em Minas Gerais. Após alguns meses de trabalho, fundou 4 praesidia na capital: 

Um na Basílica de Lourdes, do qual fazia parte a irmã Terezinha Camargo, hoje membro auxiliar;

Um no Bairro Serra, Igreja de Santana, o atual Praesidium Nossa Senhora Santana, cuja presidente foi Acidália de Guimarães;

Um no Prado, Igreja do Santo Cura D’Ars do qual faz parte a irmã Madalena, hoje recolhida ao Recanto da Boa Viagem;

Um na Santa Casa de Misericórdia, o Salus Infiranorum, de que fez parte nossa irmã Zulmirinha, juntamente com outras incansáveis legionárias.

Em 26/07/56, fundou-se a 1ª Curia do Estado de Minas Gerais, com o nome Immaculata. A reunião foi dirigida pela irmã Mary Clerkin, e a diretoria ficou assim constituída: Diretor Espiritual: Pe. Alcides Mazzonetto, Presidente: Acidália de Guimarães, Vice: Annita Borrisson, Secretária: Maria Aparecida Dayrell e Tesoureira: Marina L. Tavares.

Em 28/06/60, a Curia Immaculata foi elevada a Comitium, considerando o desenvolvimento da Legião. A reunião foi realizada no Salão da Igreja São José, Centro, e dirigida pela irmã Cely Savasse, presidente da Curia Magnificat, sendo eleita presidente Ir. Anita Borrisson.

Em 19/07/64, o Comitium Immaculata foi elevado a Senatus com a presença do irmão Enviado Thomas Honey. Era assim fundado o terceiro Senatus do Brasil, com jurisdição sobre todos os Conselhos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Hoje a jurisdição do Senatus de Belo Horizonte é apenas o Estado de Minas Gerais, tendo em vista a nova distribuição do território brasileiro; com a criação do Senatus de Salvador, Goiás volta a pertencer ao Senatus do Rio de Janeiro.

Quanto ao Distrito Federal, o Comitium Aparecida de Brasília foi elevado a Regia em 28/12/96, ficando filiado ao Comitium Legionis Mariae.

O Senatus Immaculata iniciou suas atividades com 3 Comitia e 52 Curiae. Neste clima de oração em comum, trabalho apostólico bem determinado, o Senatus está atualmente composto por ___ Comitia, ___ Curiae e ___ praesidia diretamente filiados.

 


Primeira Diretoria

Diretor Espiritual
Pe. Antonio Carlos Mesquita

Presidente
Heitor Taveira Campos
Arléia da Conceição Queirós

Vice-Presidente
Maria Hermogênia de Souza

Secretária
Ida Valadares

Tesoureira
Lúcia Dayrell Batitucci

Diretoria 2015

EXPEDIENTE DA DIRETORIA

Terça e Quinta - 13:30 às 17:00

EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00

Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)

CEP.: 30411-516 Belo Horizonte - MG

 

by Conjutec - © 2014 Legião de Maria - Senatus Immaculata - BH. Todos direitos reservados.