top of page

BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
REUNIÃO DA LEGIÃO DE MARIA EM 03 DE FEVEREIRO DE 2024

 

Vexilium.png

AMÉRICA DO SUL

EQUADOR
Senatus de Quito:
O Senatus está funcionando bem. Conselhos e Praesidia preencheram a maior parte dos cargos vagos. Um Comitium relatou 18 Curiae adultas, uma Curia juvenil e nove Praesidia diretamente filiados. Uma Curia organizou um retiro para encorajar e motivar os legionários. Os legionários são bem recebidos na realização das visitas domiciliares. Além de incentivarem a Missa dominical e os sacramentos, convidam as famílias a inscreverem as crianças na catequese da paróquia, sendo alguns legionários também catequistas. O aniversário de 102 anos de fundação da Legião de Maria e os 68 anos da Legião de Maria no Equador foram celebrados com uma Missa em Portoviejo, tendo a presença de 502 legionários.

 

COLÔMBIA
Senatus de Bogotá:
Foram apresentados relatórios de quatro Praesidia diretamente filiados, três Curiae adultas, uma Curia juvenil, cinco Comitia e cinco Regiae. Os trabalhos incluem orações do Terço em praças, visitas às famílias, enfermos, idosos e penitenciárias, visitas levando a imagem de Nossa Senhora, evangelização de pessoas em situação de rua e a realização de missões em pequenas comunidades. Legionários da Regia de Villavicencio catequizaram três casais que receberam o sacramento do Matrimônio. Na Regia de Barranquilla foi realizada uma Peregrinação por Cristo (PPC) com doze legionários acompanhados pela equipe paroquial, que desenvolvem um apostolado junto às comunidades indígenas em sua língua nativa.

 

PERU
Senatus de Lima: O Senatus vêm conseguindo ampliar o número de correspondentes e com trabalhos de expansão e o ingresso de novos membros, vários Praesidia estão em formação. Relatórios de cinco Praesidia diretamente filiados, nove Curiae e cinco Comitia incluem trabalhos de visitas domiciliares, catequese, preparação para o matrimônio, visitas a idosos e a enfermos, contatos nas ruas, assistências a Praesidia juvenis e grupos de orações. Uma Curia composta em sua maioria por homens relatou o recrutamento feito pelos maridos obtendo o ingresso de suas esposas. Em uma localidade onde antes havia um Comitium, restam apenas dois Praesidia, após a pandemia. Mas seus membros trabalham arduamente para reativar os Praesidia e restabelecer as Curiae para retornaram às reuniões e atividades.

PARAGUAI
Senatus de Assunção:
Uma senhora que estava com grave diagnóstico de câncer de cólon foi visitada e sua família pediu para permanecer com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por algumas semanas. Quando retornaram, os legionários souberam que o câncer havia desaparecido completamente após o tratamento. Em uma família com conflitos entre os irmãos, legionários realizaram visitas regulares com orações e está sendo restabelecido o convívio familiar. Três Praesidia com doze homens cada estão em formação na penitenciária de Villarrica. Uma Curia ajuda na catequese para o Batismo de crianças carentes. Um Comitium realizou um trabalho de extensão e foram convidadas 642 pessoas, das quais foram inscritas quinze membros ativos e nove membros auxiliares com a fundação de dois Praesidia. Legionários visitaram as famílias e levaram a Sagrada Comunhão a enfermos em lares e hospitais. Também realizaram visitas ensinando a oração do Terço, visitaram penitenciárias e preparam trinta e um casais para o Matrimônio, tendo outros cinco casais já recebido o Matrimônio na Igreja. No dia 8 de setembro, na Igreja da Natividade em Assunção, 28 seminaristas fizeram o compromisso legionário. Existem agora 70 seminaristas em cinco Praesidia e todos que se reúnem às segundas-feiras.

bottom of page