top of page

ESPIRITUALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA

(Padre Paulo)

 

Segundo o manual da legião (cap. 5,5, pág. 26) precisamos estar sempre atentos aos princípios básicos da Legião. O primeiro princípio: Deus é amor. Deste princípio decorre que devamos adquirir, constantemente, uma fé inabalável, na convicção da onipotência de Deus, bondoso Pai, que colabora no trabalho da santificação pessoal de todos legionários e os irmãos servidos por eles. Ainda distingamos o que significa Espírito e Espiritualidade. Tudo o que encerra uma concretude na existência do homem e mulher de fé, chamamos de Espírito. Ao estudo e conjunto de exercícios que nos mantém fieis no Espírito, chamamos de Espiritualidade. Na Legião de Maria, as virtudes de Maria, a perfeita cristã e discípula do Reino, isto é, ser humilde, simples, servidora, discípula e apóstola, a isto se denomina o Espírito de Maria e por significação é o Espírito do/a legionário/a. O conjunto das orações, atitudes, exercícios espirituais, segundo o Manual da Legião, denomina-se Espiritualidade da legião. Quando rezamos o ofício da Imaculada Conceição buscamos adquirir o Espírito de Maria, o Espírito da Legião. Quando estudamos as palavras que compõem o ofício estamos formatando a Espiritualidade da Legião.

 

 

Uma dissertação mais pormenorizada dos termos Espírito e Espiritualidade

 

Espírito, embora na língua portuguesa seja um substantivo abstrato, na realidade do termo, nada há de mais concreto do que o Espírito. O Espírito é a pessoa humana tomada como um todo. É o Espírito Humano que nos distingue dos demais animais, visto que somos do mesmo reino da natureza. A teoria da Criação não desfaz esta verdade: a hominidade. O ser humano, em cada pessoa, é uma concretude excepcional que nos distingue do restante da Criação, ou da Evolução das espécies, diria Charles Darwin. Entre as duas teorias não há uma contradição, e sim, tudo depende de uma apurada epistemologia das duas disciplinas: A biologia e a Teologia.

 

A cada insistência em formatar o Espírito de uma pessoa através do estudo das virtudes, herança de costumes, atitudes e valores disciplinados, chamamos de Espiritualidade. É uma abstração, fruto da inteligência e da historicização (sistematização) do espírito Coletivo de um grupo, seja ele uma instituição ou um grupo informal. O Espírito é tomado como único e irrepetível porque define quem é esta pessoa. O Espírito de Maria é único de Maria; a espiritualidade de Maria é a herança deixada também aos legionários. O Espírito de Frank Duff é irrepetível, mas a sistematização do seu Espírito, no manual, é a herança deixada aos legionários.

 

Então percebamos que o Espírito é o concreto existente e a Espiritualidade é a constituição do ser como pura abstração, a sistematização do Espírito. É o Espírito quem dá a vida. Admira-se o legionário pelo Espírito da Legião.

bottom of page