top of page

O valor do Compromisso Legionário

Alguns legionários fazem os comentários sobre o Compromisso Legionário e isto é louvável a partir do momento em que se faz uma leitura desta que antigamente era chamada de Promessa Legionária. A verdade é que coube muito bem o termo compromisso (Do lat. compromissu) que é tratado neste conteúdo como um acordo, um vínculo, uma aceitação a uma missão. Ele tem todo um rito solene porque traz uma ordem de fidelidade e de respeito às orientações tão iluminadas e tratadas com fé e amor em nosso Manual.  Nota-se claramente que a maioria dos textos são tratados acerca de Maria, a Rainha de todos nós, por ser a Escolhida por Deus, e toda a mensagem é voltada  à formação do soldado de Jesus e de Maria.

 

Após um profundo estudo acerca do tema, e depois de uma boa convivência com o trabalho de apostolado, o aspirante passa de expectador a um convidado a ser legionário de Maria. É a porta que se abre a esta vocação e a esta missão. É a marca que se imprime no coração do cristão. Este é o motivo do compromisso, que se aconselha seja lido sempre que possível, podendo fazê-lo individual ou em grupo. Esta relação é permanente na hora de animar todas as guarnições legionárias quando chamados ao trabalho da semana, à oração, às reuniões e à participação na Missa.

 

Busco dentro da palavra compromisso, o entendimento do comprometer-se (Do lat. comprimettere), que é exatamente a proposta da Legião de Maria e a livre manifestação e declaração do seu ingresso às fileiras da Legião em um Praesidium. É levar em conta o mesmo sim de Maria diante do convite do Senhor. É a efusão do Espírito Santo em sua alma, renovando toda a sua fé e todo seu compromisso batismal, eucarístico e da Crisma, porque no compromisso temos esta total entrega ao serviço em benefício da Santa Igreja e do próximo, bem como, sua entrada em uma das frentes de batalha, e isto se dá normalmente como membro efetivo ou como auxiliar.

 

O valor do compromisso legionário está nas suas palavras de força e no seu conteúdo que acende nossa fé e nosso desejo em sermos cristãos católicos, ingressados na Ordem mais significativa da Terra, na "Infantaria de Deus", Os soldados de Jesus e de Maria na Terra, que junto com as milícias dos anjos dos céus, lutam pela vitória do Reino de Deus no mundo, e o legionário é antes de mais nada um forte, sua senha de Ser Firme. É também uma entrega constante onde se diz: Sou Todo Vosso, Todo Teu, Maria! O nosso serviço é um apostolado universal para toda a humanidade. O nosso compromisso é o que está retratado na Tessera: os combatentes que seguem com o Terço na mão vencendo as adversidades e defendendo a Igreja de Deus, levando no Estandarte as cores de Jesus e de Maria e a luz do Espírito Santo renovando as promessas que foram dadas desde o Antigo Testamento e confirmadas nas palavras do Filho de Maria, Jesus Cristo. Os arautos de Maria levando a mensagem de Nossa Senhora a um Mundo que, sem dúvida, chegará, pedindo a nós: Oração, Jejum e Conversão! Eis nosso Ramalhete Espiritual! Nosso Movimento de Fé!

 

Além do Praesidium jovem olhar para a Leitura do Manual nos seus primeiros anos de vida, pelo menos, durante seus cinco anos, o que é importante fazer este trabalho de conhecimento, é certo que uma das principais formas de fortalecimento da campanha legionária está também contida na recitação do Compromisso Legionário e isto é o que mantém uma relação entre os legionários, a oração dos efetivos pelos auxiliares e destes para com os efetivos. O que entra neste conjunto é o núcleo principal de toda esta harmonia que é o Compromisso Legionário, comum a todos e que torna o legionário de Maria sempre legionário de Maria. É tão real que os que voltam para a efetividade passam pelo Compromisso Legionário mesmo já tendo feito anteriormente. E se em um Praesidium Jovem tem algum Legionário Adulto ou Antigo que ainda não o fez, deve-se incentivá-lo a fazer como exemplo de fidelidade e de trabalhos prestados ao Espírito Santo, a Nossa Senhora e a sua comunidade, juntamente com seus irmãos de praesidium (de guarnição). Veja que a Armadura do Cristão é a Oração. A Legião de Maria entra nas famílias dos jovens e dos católicos para animar a recitação do Terço e para, principalmente, mostrar esta atitude legionária e compromissada com o Mundo de Deus refletindo um trabalho de fé e de dedicação. A Legião leva, não somente a devoção à Maria, mas também a entronização do Sagrado Coração de Jesus, fazendo um constante recrutamento àqueles que sentem chamados a esta vocação e que queiram passar os três meses de convivência com o trabalho dos Filhos de Jesus e de Maria para depois segurar o vexilium e fazer a recitação do tão conhecido compromisso legionário. Esta vida de compromisso faz com que a Legião se expanda, levando o amor, a acolhida e o trabalho entre os irmãos. Eis o Compromisso: Eis aqui, a(o)  vossa(o) serva(o), Senhor! Maria novamente convida a esta entrega incondicional e integral à Messe do Senhor, ao Banquete da Sabedoria, ao Amor de Deus! Quantos são chamados mas quantos se comprometem? Estes últimos são os escolhidos! Pense nisto, legionário(a)!

(adaptado por Cleber Schumann)

Autor: José Adilson Bezerra Torquato

(Auxiliar do Praesidium Rainha dos Apóstolos e ex-presidente de Praesidium)

bottom of page