top of page

Origem e pronúncia dos termos latinos usados pela

Legião de Maria

1. De onde vem os termos usados pela Legião de Maria?

 

Os termos usados pela Legião de Maria vem do Latim, e são todos tirados da Legião Romana. Cada um tem um significado próprio, muito importante. Latim é uma língua antiga, que deu origem a várias línguas como o Português, o Italiano, o Francês, e o Espanhol. O Latim até hoje é a língua oficial da Igreja e até a metade do século passado era matéria obrigatória em todas as escolas.

 

2. Qual a vantagem de usarmos estes termos? Não seria melhor que cada país denominasse seus grupos com palavras de sua própria língua?

 

A vantagem é muito grande. Estes mesmos termos são usados pela Legião de Maria no mundo inteiro. Isso nos ajuda na Comunicação, (por exemplo, nos relatórios e nas notícias,) e dá à Legião uma grande uniformidade. Imagine se cada lugar tivesse uma denominação para os seus grupos! Ninguém saberia certamente se estaria recebendo relatório ou notícia de um grupo de uma Paróquia (Praesidium) ou de um Conselho de Diocese (Comitium)!

 

3. É importante pronunciar certo os termos usados pela Legião de Maria?

 

Quando aprendemos uma língua, queremos aprender certo para nos comunicar bem. Quando ensinamos nossos filhos a falar, queremos ensinar certo, fazendo com que pronunciem as palavras corretamente. E porque não fazermos questão de pronunciar certo os termos latinos, usados pela Legião de Maria, e que possuem um significado tão importante para aquilo que designam?

 

4. Qual a pronúncia certa dos termos usados pela Legião de Maria?

 

No singular, (quando é um só)

Escreve-se: Praesidium Pronuncia-se: Presidium
Escreve-se: Curia Pronuncia-se: Cúria
Escreve-se: Comitium Pronuncia-se Comicium 
Escreve-se: Regia Pronuncia-se Régia
Escreve-se Senatus Pronuncia-se Senatus 
Escreve-se: Acies Pronuncia-se Ácies
Escreve-se: Concilium Legionis Pronuncia-se Concilium Legionis

 

No plural (quando são dois ou mais):
Escreve-se: Praesidia Pronuncia-se: Presidia (um Praesidium, dois Praesidia)
Escreve-se: Curiae Pronuncia-se: Curie (uma Curia, duas Curiae)
Escreve-se: Comitia Pronuncia-se: Comecia (um Comitium, dois Comitia)
Escreve-se: Regiae Pronuncia-se: Regie (uma Regia, duas Regiae)
Escreve-se: Senatus Pronuncia-se: Senatus (um Senatus, dois Senatus)
Escreve-se: Ácies Pronuncia-se: Ácies (uma Acies , duas Acies)

 

5. Qual a diferença entre Expansão e Extensão? O que devemos colocar no item 5 do relatório Trimestral dos Conselhos? (Quantos legionários estão trabalhando na extensão? Resultados)


O Manual da Legião de Maria só usa a palavra Expansão (cap. 31, páginas 177 a 180 e página 195), associando-a ao recrutamento e dizendo ser obrigação de todo legionário. Para isso temos um item na reunião do Praesidium: que nos cobra esta obrigação: “Recrutamento de membros ativos e auxiliares.”.


Quando o Senatus usa a palavra Extensão, ele quer dizer, fundar a legião onde ela ainda não existe, em alguma paróquia, região ou cidade. Na maioria dos casos é o padre que pede para se fundar a Legião em sua Paróquia. Esta extensão é obrigação do Conselho (Curia – Comitium). Se algum legionário quiser trabalhar nessa expansão, deve ter a autorização do Conselho. No relatório trimestral, item 5 devemos colocar se há legionários fazendo este trabalho, e quantos Praesidia conseguiu-se fundar.

bottom of page