Vivência do 23º Domingo do Tempo Comum (Ano A)
Padre José Geraldo de Souza

Diretor Espiritual do Senatus Immaculata - Belo Horizonte

VAMOS JUNTOS CAMINHAR E CELEBRAR

Estamos celebrando o 23º Domingo do Tempo Comum. É Domingo, dia do Senhor. Nós saímos há pouco do mês de agosto, no qual refletimos a temática da vocação, o chamado a testemunhar a força transformadora de Cristo. Nós legionários somos convidados a testemunhar a caminhada, rumo ao centenário, da Legião de Maria.

A leitura proclamada nesse domingo pelo profeta Ezequiel 33,7-9 nos convida a testemunhar o que é bom, fazer sempre o bem, ajudando os ímpios a se converterem. Isto é, ser sinal para o outro a mudar de vida para não morrer no pecado. Somos chamados a fazer advertência, mostrar o caminho do bem, salvando vidas. Se a gente tem como ajudar o irmão a sair do mal e o faz, a gente assume a salvação junto com ele. Se ao contrário nos omitimos em ser luz para o irmão e esse vem a morrer, a culpa é nossa também. No Salmo 94, somos convidados a exultar, adorar, experimentar a alegria no Senhor e aclamar o rochedo que nos salva. Já, a leitura da carta de São Paulo aos Romanos nos aponta o caminho como viver o cumprimento da Lei. Não devemos dever nada a nenhum irmão, a não ser o amor mútuo. Quem ama, não faz o mal, mas adverte, cuida e tem compaixão com o próximo. “Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei” Rm 13,10.

 

No Evangelho (Mateus 18,15-20), Jesus convida a nos preocuparmos com nossos irmãos, ajudá-los pela correção fraterna e procurarmos ao máximo todos termos uma boa convivência. Somos chamados a sermos como portas abertas, em sinal de perdão e reconciliação. Sermos amigos uns dos outros. Nós não podemos entrar no céu, se tiver um irmão afastado de mim. Somos irmãos, somos imagem do Cristo, como ponte de ligação ao céu.

 

Então, em nossa caminhada legionária, temos Maria como mãe que sempre procura reunir seus filhos e mostrar o caminho do Reino de Deus. Experimentando na prática os ensinamentos do Evangelho, a preocupação de Frank Duff há quase cem anos atrás era exatamente essa de reunir os irmãos. Pela fé, ele criou a Legião de Maria, para que, como legionários, fossemos uma multidão de muitos, um exército em ordem de batalha, bem disciplinados, em ordenamentos, com espiritualidade mariana para conduzir cada irmão a Nosso Senhor Jesus Cristo, e não se perder nenhum legionário, amando um ao outro, corrigindo com misericórdia, para poder levar todos para o céu. Nesse mesmo espírito, vamos juntos caminhar e celebrar.

EXPEDIENTE DA DIRETORIA

Terça e Quinta - 13:30 às 17:00

EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00

Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)

CEP: 30411-516 Belo Horizonte - MG

 

© 2014-2020 Legião de Maria - Senatus Immaculata - Belo Horizonte. Todos direitos reservados.