top of page

AGENDA Nº 903 - 10 DE JANEIRO DE 2026

LEGIÃO DE MARIA – SENATUS IMMACULATA – BELO HORIZONTE – Minas Gerais

Local da reunião: Av. Guaratan, 1.037 – Calafate – Belo Horizonte

Data e Horário: 10 de janeiro de 2026, às 09h00 (ATENÇÃO! 2º SÁBADO)

(31) 3273-9878 / (31) 3273-9795 / WhatsApp (31) 3334-0873

E-mail: senatusimmaculata@yahoo.com.br (para envio de relatórios semestrais)

senatusbhtesouraria@yahoo.com.br (para envio de comprovantes)

Site: www.legiaodemariabh.org.br

AGENDA Nº 903

 

1. ORAÇÕES INICIAIS DA TESSERA E DO TERÇO

2. LEITURA ESPIRITUAL:  “A devoção legionária, raiz do seu apostolado” (Manual, capítulo 5, item 5, página 32).

3. LEITURA DA ATA Nº 902

4. ACOLHIDA AOS CONVIDADOS, VISITANTES E NOVOS OFICIAIS.

5. CHAMADA, CARGOS VAGOS, NOMEAÇÕES E RATIFICAÇÕES.

​​

​6. SUGESTÕES DE TRABALHO: Dirigir Adorações ao Santíssimo Sacramento, incentivando também a participação dos crismandos e jovens. Intensificar as visitas às famílias, organizando grupos de oração do Terço com partilha do Evangelho e encontros de círculos bíblicos. Visitar os Membros Auxiliares e os Legionários afastados. Cumprimentar os Carteiros pelo seu dia. Fazer o recrutamento de membros juvenis, ativos e auxiliares, promovendo o fortalecimento dos Praesidia e a expansão da Legião de Maria.

7. ORIENTAÇÃO DO SENATUS: “A realização e o progresso do contato pessoal, em que a Legião fundamenta o seu trabalho em tão larga escala, exige operários de maneiras delicadas e modestas, qualidades que só podem brotar da verdadeira humildade de coração. Mas a humildade é, para a Legião, mais do que o instrumento de ação externa: é a origem dela. Sem humildade não pode haver ação legionária eficaz’’ (Manual, capítulo 6, item 2, página 39). Ler e meditar todo o item 2.

 

8. ASSUNTOS DIVERSOS:

a) Participe conosco da Missa em intenção do Servo de Deus, Alfie Lambe, dia 18 de janeiro, às 10h30, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte. Convidamos todos a retribuirmos com nossas orações ao ardor missionário de Alfie Lambe, servo de Deus, enviado da Legião de Maria à América do Sul na década de 1950 e falecido em 21 de janeiro de 1959, em Buenos Aires, na Argentina.


b) Todos os Oficiais de Praesidia e Curiae são convocados a participarem do dia de Formação para Oficiais de Praesidia e Curiae, dia 24 de janeiro, das 08h00 às 16h00, na Sede do Senatus. Todos Oficiais de Comitia e Regiae são também convidados, pois os Praesidia são a base em todos os Conselhos Legionários. Participe conosco, para todos termos mais conhecimento sobre as recomendações que nos são dadas no Manual da Legião de Maria!


c) Faça sua inscrição na caravana do Senatus para participar da Romaria da Legião de Maria ao Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida-SP, com saída dia 3 de junho (quarta-feira) e retorno dia 7 de junho (domingo). Valor: R$ 1.200,00 (poderá ser parcelado para as pessoas que anteciparem sua inscrição). Envie sua mensagem para o WhatsApp do Senatus (31) 3334-0873, contendo nome completo, número da Carteira de Identidade e telefone para contato, se for diferente do número utilizado no envio da mensagem. Divulgue e participe da Romaria Nacional da Legião de Maria!

​​

9. DATAS EM DESTAQUE:

Aniversariantes do Mês

01/01 – Santa Maria Mãe de Deus. Dia Mundial da Paz.
04/01 – Epifania do Senhor. Adoração ao Santíssimo no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
10/01REUNIÃO DO SENATUS, às 09h00.
11/01
– Batismo do Senhor.
13/01 – Missa no Senatus, às 09h00. Pré-Senatus.
18/01Missa por intenção de Alfie Lambe, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, às 10h30.
21/01
– Santa Inês, Padroeira dos Jovens. 67 anos de falecimento do Servo de Deus, Alfie Lambe.
24/01Dia de Formação para Oficiais de Curiae e Praesidia, das 08h00 às 16h00.
25/01
– Conversão de São Paulo. Dia do Carteiro.

 

10. CATENA LEGIONIS. ALOCUÇÃO.

11. COLETA SECRETA / CONTRIBUIÇÃO DE PRAESIDIA E CONSELHOS / RELATÓRIO DA TESOURARIA

 

12. AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS

Praesidia: Ancilla Domini (BH), Nossa Senhora Aparecida (Cachoeira de Pajeú), Nossa Senhora das Graças (Nova União) e Nossa Senhora das Graças (Mata Verde).
Curiae: Nossa Senhora Auxiliadora (BH), Mater Boni Consilii (Capelinha), Nossa Senhora do Rosário (Sarzedo), Imaculada Conceição (Diamantina), Mater Ecclesiae (São José do Jacuri) e Mãe da Igreja (Araçuaí). 
Comitia: Mediatrix (BH), Maria Esposa do Espírito Santo (Contagem), Rosa Mística (Caratinga), Torre de Marfim (Corinto), Stella Matutina (Santa Luzia), Mater Dei (Sete Lagoas) e Mater Christi (Coronel Fabriciano).


13. NOTÍCIAS DO BOLETIM CONCILIUM LEGIONIS MARIAE (Comentários)


14. CORRESPONDÊNCIA

15. COMPROMISSOS DO MÊS:

a) Relatórios a serem enviados até 20 DE JANEIRO, para serem lidos na reunião do mês de FEVEREIRO:

Praesidia: Nossa Senhora de Fátima (Santuário Nossa Senhora de Fátima – BH), Nossa Senhora de Fátima (Paróquia São Francisco das Chagas – BH), Nossa Senhora da Piedade (BH), Nossa Senhora de Lourdes (Minas Novas) e Nossa Senhora das Graças (Comercinho).
Curiae: Rainha da Paz (Igarapé), Virgo Potens (Itabirito), Nossa Senhora da Saúde (Lagoa Santa), Mãe do Criador (Pedro Leopoldo), Auxiliadora dos Cristãos (Sabará) e Mãe do Divino Amor (Contagem).
Comitia: Rainha dos Anjos (BH), Imaculada (Governador Valadares), Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (João Pinheiro), Intemerata (Manhumirim), Nossa Senhora da Glória (Espinosa) e Nossa Senhora da Assunção (Gameleiras).

b) Visitas a realizar: Comitium Rainha dos Anjos (BH), por irmãs Joana e Aparecida; Comitium Mediatrix (BH), por irmão Noel; e Comitium Stella Matutina (Santa Luzia), por irmã Maria Iraci. 

16. PRÓXIMA REUNIÃO DO SENATUS: dia 7 de fevereiro de 2026 (1º sábado), às 09h00, na Sede do Senatus.

18. ORAÇÕES FINAIS DA TESSERA E BÊNÇÃO DO DIRETOR ESPIRITUAL

“O amor verdadeiro – recorda-nos o Evangelho – é oferecido ainda antes de ser correspondido. Trata-se de uma dádiva antecipada. Não se fundamenta no que recebe, mas naquilo que deseja oferecer” (Papa Leão XIV).

EXPEDIENTE DA DIRETORIA
Terça e Quinta - 13:30 às 17:00
EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00
Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)
CEP: 30411-516 Belo Horizonte - MG
 
© 2014-2025 Legião de Maria - Senatus Immaculata - Belo Horizonte. Todos direitos reservados.

bottom of page