top of page

BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
REUNIÃO DA LEGIÃO DE MARIA EM 03 DE SETEMBRO DE 2022

Vexilium.png

AMÉRICA DO SUL


VENEZUELA
Senatus de Caracas:
As reuniões do Senatus voltaram ao normal, mas há um grande número de cargos vagos em Praesidia e em Conselhos, de modo que medidas estão sendo tomadas para nomear e eleger novos Oficiais para ocuparem esses cargos. Também há relatos de recrutamento de novos membros e recentemente foi fundada uma nova Curia composta por cinco Praesidia. Há planos inclusive de essa nova Curia ampliar ainda mais o número de Praesidia e, futuramente, ser elevada a Comitium em sua região. Orações do Terço são recitadas semanalmente em parques públicos e foram retomadas as visitas domiciliares e às prisões. Dois Praesidia auxiliam na catequese da iniciação cristã de adultos.

 

COLÔMBIA
Senatus de Medellín:
Uma Regia, composta de três Comitia, 18 Curiae e Praesidia adultos e juvenis, tem realizado muitos trabalhos de extensão, de visitas a enfermos e a realização de retiros. Também realizaram um Tríduo em preparação para a solenidade de Acies.
Senatus de Bogotá: A maioria dos relatórios menciona a realização de recrutamento coletivo pelo Método Columbano. Muitos Praesidia estão cedendo membros para Praesidia vizinhos que estão em dificuldade no retorno às atividades. Há muitas menções às Missas celebradas no ano do Centenário. Os trabalhos realizados têm sido o contato nas ruas, oração do Terço nos parques, catequese de jovens, visitas às famílias enlutadas, apresentações de programas nas rádios católicas e missões em áreas urbanas e rurais. Também realizam visitas a enfermos e idosos, incentivando-os a buscarem a confissão e a receberem a Comunhão. Legionários ministros da Eucaristia recrutaram 20 auxiliares no decorrer desse trabalho. Um Praesidium sediado numa penitenciária tem como trabalhos a oração do Terço e a evangelização com uso do livreto “5 Minutos de Oração” junto aos detentos.

 

PARAGUAI
Senatus de Assunção:
A Legião de Maria no Paraguai é composta de aproximadamente 35 mil membros ativos, 15 mil membros auxiliares e 300 membros juvenis. O Senatus relata o retorno de grande parte dos legionários às reuniões, bem como a realização de encontros regulares para aprimorar a espiritualidade dos membros. Em reconhecimento aos trabalhos de expansão realizados por Alfie Lambe no Paraguai, os legionários participaram de uma celebração em Assunção no dia 24 de junho, data de seu nascimento.

 

BOLÍVIA
Senatus de La Paz:
O Comitium de Potosi, composto por cinco Praesidia adultos e dois juvenis, relata a formação de um novo Praesidium e a realização do retorno das visitas domiciliares. Os legionários também iniciaram uma campanha da oração do Terço em família, dando especial atenção às mães e aos pais rezarem com suas crianças. Dois novos livros foram lançados recentemente sobre os trabalhos de Alfie Lambe no Paraguai e no Uruguai.

bottom of page