BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
REUNIÃO DA LEGIÃO DE MARIA EM 1º DE OUTUBRO DE 2022

Vexilium.png

EUROPA

ESPANHA
O Senatus de Madri realizou celebração de encerramento do ano do Centenário com as participações dos Senatus de Barcelona e de Bilbao. A Curia de Granada, composta de dois Praesidia na cidade e um Praesidium no interior, tem muitas religiosas como membros adjutores. A Curia relatou trabalhos de contatos de rua com os jovens e contatos depois das Missas dominicais. Em Tenerife, nas Ilhas Canárias, os trabalhos incluem a manutenção de contatos com os seminaristas, transmitindo-lhes notícias das atividades da Legião de Maria. O Senatus de Bilbao se reúne desde novembro de 2021, mas relata a diminuição no número de membros e a desativação de alguns Praesidia. No entanto, muitos legionários perseveraram e conseguiram novos membros em diferentes localidades. Em uma Paróquia, o Pároco negou a permissão para desativar o Praesidium e ele mesmo recrutou 4 novos membros, contando agora com 9 membros ativos. Uma antiga legionária que se mudou para outra região está organizando a fundação de um Praesidium em sua nova Paróquia.

PORTUGAL
Senatus de Lisboa: No Porto, a Regia Maria Imaculada realizou a Solenidade da Acies com Missa presidida pelo Bispo Emérito e relatou visitas legionárias aos enfermos e às famílias. A Regia Cenáculo do Espírito Santo, de Coimbra, se reuniu com quatro sacerdotes com o objetivo de planejar a extensão da Legião de Maria e fundou dois novos Praesidia, incluindo um em Fátima. O Comitium Imaculado Coração de Maria, em Funchal, realizou a Acies com a presença de 100 legionários e planeja implementar um programa de extensão com as duas Curiae diretamente filiadas. Em Cascais, o Comitium Nossa Senhora Rainha do Mundo relatou visitas legionárias a pessoas com deficiência e visitas às famílias com imagem peregrina de Nossa Senhora. Em Setúbal, a Curia Santa Maria planeja contactar os Párocos para conseguir a reativação de Praesidia e obter apoio em relação aos planos de extensão da Legião.

CHIPRE
O Praesidium Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro foi fundado em 9 de janeiro de 2022 na capital Nicósia e conta, atualmente, com 9 membros ativos e 16 em período de experiência. Em outras localidades, dois Praesidia voltaram a realizar as reuniões semanais, mas outro se encontra desativado. De modo a retomar as atividades da Curia, o Correspondente do Concilium visitou o Chipre em 5 de junho de 2022 e se reuniu, de forma conjunta, com os três Praesidia da capital. Ainda no mesmo dia, ele também se reuniu com Pe. George, Vigário Geral no Chipre. Pe. George disponibilizou seu endereço em Nicósia para ajudar a Legião de Maria no Chipre a receber literatura do Concilium e em questões administrativas.

MALTA
A Regia de Malta é composta de um Comitium, dez Curiae, sendo uma juvenil, e oito Praesidia diretamente filiados. A participação na reunião de Regia continua a aumentar a cada mês. Relatórios de Praesidia indicam que é dada atenção aos membros Auxiliares, visitando-os e convidando-os a participarem de dois Retiros Espirituais realizados ao ano. Os trabalhos relatados também incluem a visita da Imagem Peregrina, a consagração de lares ao Sagrado Coração de Jesus e o ensino do Catecismo. Nos relatórios de quatro Curiae, a Curia Rainha da Paz destacou grande presença na Acies, além de visitas a quatro Praesidia diretamente filiados e fundações de dois novos Praesidia. Na Curia Rainha da Eucaristia, um Praesidium obteve quatro novos membros e outro Praesidium, três. Na Curia Mãe e Mestra, três Praesidia tentam retomar as reuniões, com o recrutamento de novos membros. Como resultados obtidos, um adulto recebeu o Batismo, famílias que recebem a Imagem Peregrina começaram a rezar o Terço e uma senhora idosa se reconciliou com sua família.