top of page

BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE

lido na Reunião da Legião de Maria, (Senatus - BH)

em 7 de março de 2020

Vexilium.png

ÁFRICA

 

 

TOGO

Senatus de Lomé: A Peregrinação por Cristo aconteceu em agosto. Também foram realizadas muitas Jornadas Apostólicas, uma das quais resultou no ingresso de 12 novos membros e na possibilidade de fundação de 2 Praesidia juvenis. Uma Curia tem um Praesidium em um quartel da polícia. Os trabalhos realizados incluem visitas a domicílios, prisões e hospitais, contatos de rua e catequese. Quase todos os Conselhos relatam ter juvenis. O relatório de uma Curia juvenil menciona que eles incentivam a Confissão, fazem contatos de rua e recrutam pessoas para participarem de formação para catequistas. Muitos Conselhos informam sobre a prevenção de abortos. Uma Curia menciona o início de um Praesidium em uma prisão, bem como a criação de uma nova Curia.

 

SENEGAL

Comitia de Dakar e Pikine: Os Praesidia filiados realizaram visitas domiciliares, prisionais e hospitalares, além de catequese, resultando em conversões, Primeiras Comunhões e Crismas. Houve recrutamento de 42 catequistas.

 

COSTA DO MARFIM

Senatus de Abidjan: Três Praesidia e seis Comitia apresentaram seus relatórios anuais durante esse período, os quais são formados por 8.003 legionários ativos, sendo 483 pretorianos, 524 auxiliares, incluindo 74 adjutores, e 393 em experiência. Eles realizaram um grande número de visitas a vários locais e contataram milhares de pessoas, principalmente católicas, mas também pessoas de outras religiões e pessoas sem religião. Também visitaram centenas de pessoas doentes em suas casas e hospitais e recrutaram 689 catecúmenos, sendo que 236 legionários trabalham no ensino do Catecismo. Muitos lares foram reconciliados e casais receberam o Sacramento do Matrimônio. Houve vários retornos à Igreja e recepção dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Reconciliação e Unção dos Enfermos. Foram ainda fundados dois Praesidia juvenis.

 

CAMARÕES

Senatus de Doula: Está em andamento a criação de 2 novas Curiae. O secretário de uma Curia foi sequestrado e está gravemente doente. Uma Regia relata que a extensão está acontecendo em toda sua área de atuação, de forma que a Legião esteja presente em todas as paróquias de sua abrangência. Também foram iniciados novos Praesidia juvenis, principalmente em Bokito, e foi reativado um Praesidium na prisão, em Bamenda. Praesidia filiados a um Comitium oferecem catequese aos prisioneiros e 4 deles estão prontos para receber os Sacramentos de iniciação cristã. Eles oferecem aos presos cópia de livros e canetas para ajudar na catequese. Uma Curia realizou seu congresso recentemente. Praesidia filiados a outra Curia organizam catequese para casais.

 

CONGO

Senatus de Brazzaville: Durante um período de quatro meses, foram recebidos relatórios de 2 Regiae, 6 Comitia, 10 Curiae e 5 Praesidia. Os trabalhos incluem visitas domiciliares, ensino de Catecismo, visitas a doentes, prisioneiros, viúvas e moradores de rua. Contatos são feitos com pessoas de diferentes crenças, compartilhando a fé católica com eles. Existem 460 membros em experiência. Mais de 100 jovens legionários de 8 paróquias participaram de um retiro espiritual com o tema “Jovens legionários na escola de Maria”. As visitas aos Conselhos e Praesidia ocorrem regularmente. Foram realizados dias de formação para instruir os legionários em seus deveres.

bottom of page