top of page

BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
lido na Reunião do Senatus Immaculata de Belo Horizonte
em 5 de fevereiro de 2022

Vexilium.png

AMÉRICA DO SUL

VENEZUELA
Senatus de Caracas:
O Senatus continua a se reunir todos os meses, embora com reduzida participação. A Conferência Episcopal enviou uma mensagem inspiradora para marcar o Centenário: “A Missão e vocação da Igreja é evangelizar. A Legião de Maria cumpre esse objetivo por sua santificação pessoal e participação ativa na vida e missão da Igreja.” Na Missa do Centenário, Cardeal Jorge Savino, Arcebispo Emérito de Caracas e Diretor Espiritual do Senatus, disse que as celebrações devem ser um grande impulso para renovar o compromisso cristão e legionário. Cardeal Savino faleceu em 23 de setembro, tendo testemunhado em sua vida verdadeira dedicação com a realização de obras de apostolado.

PERU
Senatus de Lima:
Reuniões presenciais ainda não são realizadas, mas há reuniões virtuais com participação de Conselhos diretamente filiados. Como parte da comemoração do Centenário, foi realizada uma novena virtual no período de 28 de agosto a 5 de setembro e Missas foram celebradas pelos Bispos em outras Dioceses. Desde a pandemia, o trabalho tem sido feito virtualmente e consta de contatos com famílias, legionários juvenis, membros auxiliares, catequese e recitação do Terço. O recrutamento de membros ativos e auxiliares continuou durante toda a pandemia.

CHILE
Senatus de Santiago:
Todos os Conselhos realizaram celebrações do Centenário. O Senatus organizou uma reunião de legionários idosos que contaram sobre a fundação dos primeiros Praesidia no Chile e os esforços feitos para expandir a Legião por todo o país. Grupos de formação online são realizados com legionários de muitos países de língua espanhola, dialogando sobre a espiritualidade da Legião e diferentes apostolados. Palestras, vídeos, entrevistas e peças de teatro foram feitas para promover a causa de beatificação de Alfie Lambe.

PARAGUAI
Senatus de Assunção:
No dia 7 de setembro, o Senatus celebrou o Centenário de fundação da Legião de Maria e os 75 anos da Legião no Paraguai, com Missa presidida por Dom Claudio Silvero, Bispo Emérito. Na celebração, estava presente Alfa Serafina Delgado, que foi membro do primeiro Praesidium no Paraguai e, posteriormente, oficial da Curia que viria a ser elevada a Senatus. Na alocução do Diretor Espiritual do Senatus, Padre Peter Gennaro agradeceu aos Missionários Redentoristas por terem levado a Legião de Maria para o Paraguai.

URUGUAI
Senatus de Montevidéu:
O Senatus e alguns Praesidia e Conselhos têm feito praticamente todas as reuniões de forma presencial, mas o apostolado se limita quase sempre a contatos telefônicos. Mensalmente, legionários contatam de forma online os residentes de um asilo. Para as comemorações do Centenário, foram realizadas vigílias e um concerto virtual, e a Rádio Maria entrevistou o Presidente e o Diretor Espiritual do Senatus. Conselhos filiados realizaram eventos próprios e todos tiveram a celebração de Missa pelo Centenário. Como etapa de expansão, o Senatus pediu que todas as paróquias do país sem a Legião sejam visitadas com o objetivo de estabelecer a Legião.

bottom of page