BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
REUNIÃO DA LEGIÃO DE MARIA EM 07 DE OUTUBRO DE 2023
ÁFRICA
EGITO
Senatus do Egito: Cerimônias da Acies foram realizadas em vários Conselhos por todo o Egito. No Cairo, o Patriarca Ibrahim Isaac, da Igreja Católica Copta Egípcia, presidiu a solenidade da Acies, concelebrada pelo Diretor Espiritual do Senatus e vários sacerdotes. Na homilia, o Patriarca falou da importância da celebração desta solenidade, sublinhando seu verdadeiro sentido na missão da Igreja, para que todos sejamos humildes e dedicados no serviço ao Reino de Deus.
ANGOLA
Senatus de Benguela: Vários Praesidia diretamente filiados relatam visitas aos enfermos em lares e hospitais. Legionários também visitam ex-membros para incentivá-los a rezarem o Terço e a retornarem às reuniões semanais. Oficiais e correspondentes do Senatus visitam frequentemente Conselhos e Praesidia diretamente filiados, orientando-os sobre o sistema da Legião e encorajando os membros a participarem das atividades e solenidades legionárias. O trabalho de extensão está em andamento em várias paróquias e legionários são incentivados a recrutarem novos membros sempre que possível.
Senatus de Luanda: Praesidia, Curiae e Comitia são visitados periodicamente e as reuniões mensais do Senatus são realizadas com bom comparecimento dos membros. O Diretor Espiritual tem dito aos legionários sobre a importância da frequência às reuniões de Praesidium e da realização do trabalho semanal. A extensão, o recrutamento e a formação de legionários adultos e juvenis estão em andamento. Duas Curiae foram recentemente elevadas a Comitia. O Comitium Imaculado Coração de Maria realizou um dia de formação legionária com 357 participantes.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
Senatus de Butembo: Legionários realizaram visitas a enfermos, idosos, famílias enlutadas, refugiados de guerra e prisioneiros. 25 ex-legionários regressaram à Legião. 1.844 crianças foram preparadas na catequese. 26 casais foram preparados para receberem o Sacramento do Matrimônio. A paz foi restaurada em famílias após visitas de aconselhamentos. 18 casais voltaram ao convívio conjugal e muitas pessoas abandonaram o vício em bebidas e drogas. 13 protestantes foram convertidos. 35 doentes receberam a Unção dos Enfermos pelos sacerdotes a partir de pedidos encaminhados em visitas realizadas pelos legionários. 35 jovens ingressaram na Legião de Maria.
UGANDA
Senatus de Uganda: O Senatus criou uma comissão para coordenar os trabalhos em visitas nas prisões. Congressos legionários foram realizados em vários Conselhos. Na Regia de Uganda Ocidental, o trabalho é realizado com apostolado em campos de refugiados e com a extensão nas 84 ilhas do Lago Vitória. Na Diocese de Lugazi, a sala onde a Venerável Edel Quinn realizou a primeira reunião da Legião de Maria em Uganda e iniciou o primeiro Praesidium passou a ser de uso exclusivo da Legião. O Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia continua a reunir-se ali e um comitê foi formado para planejar a melhor forma de preservar esta sala e torná-la um local de referência histórica sobre o início da Legião em Uganda.