top of page

BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS MARIAE
REUNIÃO DA LEGIÃO DE MARIA EM 06 DE DEZEMBRO DE 2025
 

Vexilium.png

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

MÉXICO


Senatus da Cidade do México: Legionários, particularmente catequistas, foram incentivados a recrutar crianças e jovens. Uma Curia diretamente filiada, composta de 21 Praesidia, recebeu autorização de ser desmembrada para a fundação de uma nova Curia, à qual serão transferidos 10 Praesidia, permanecendo 11 Praesidia na Curia anterior. Espera-se que essa recomposição estimule um maior crescimento na expansão da Legião de Maria.

Senatus de Guadalajara: Em nove Praesidia foram relatados trabalhos com especial atenção em visitas e assistência a pessoas enfermas e acamadas. Também foram relatados a organização de grupos de oração do Terço compostos por famílias que foram visitadas e vizinhos. Com a recente elevação do Senatus de Guadalajara, aprovada pelo Concilium, ficaram diretamente filiadas a este Senatus as Regiae de Hermosillo, Durango e Monterrey, além de todos demais Conselhos do norte do México, numa área muito extensa, com a nomeação de novos correspondentes.

Senatus de Mérida: Composto de 10 Praesidia, 27 Curiae, cinco Comitia e a Regia de Guatemala. Dentre os trabalhos, foram relatadas catequeses para Batismo, Primeira Comunhão e Crisma, visitas a enfermos, visitas domiciliares e pastoral carcerária. Novos Praesidia foram estabelecidos em Conselhos filiados e planeja-se continuar a expansão para paróquias que atualmente não contam com a presença da Legião de Maria. Um Praesidium relatou visitas a enfermos com a oração do Terço e a preparação de 17 pessoas que se consagraram a Jesus Cristo por intercessão de Maria Santíssima. Em outro Praesidium, a partir das visitas domiciliares, vários católicos afastados retornaram à prática da fé.

 

EL SALVADOR
Senatus de El Salvador:
Uma das duas Regiae diretamente filiadas relatou a realização de jornadas apostólicas, resultando na fundação de novos Praesidia e no fortalecimento dos Praesidia já existentes. O apostolado é muito variado e é dada especial atenção ao contato com pessoas que deixaram a Igreja Católica, na realização de visitas domiciliares. A partir dessa evangelização, pessoas retornaram à Igreja, casais receberam o Matrimônio e famílias solicitaram o Batismo de seus filhos. Também foram realizadas entronizações do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, nos lares. Em visitas no hospital, vários enfermos solicitaram a visita do Padre para receberem o sacramento da Reconciliação.

PANAMÁ
Senatus da Cidade do Panamá:
Após a realização de Congressos em Conselhos diretamente filiados, o programa de expansão está bastante ativo em áreas e paróquias onde a Legião de Maria ainda não estava presente. Isso tem produzido bons resultados, com solicitações para a fundação de novos Praesidia. Correspondentes têm visitados Conselhos distantes e alguns desses locais precisam de maior orientação e ajuda. No planejamento do Senatus da Cidade do Panamá para 2026, está programada uma Conferência Mariana para o mês de março, visando a participação de jovens, em particular daqueles que atualmente não praticam a fé.

EXPEDIENTE DA DIRETORIA
Terça e Quinta - 13:30 às 17:00
EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00
Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)
CEP: 30411-516 Belo Horizonte - MG
 
© 2014-2026 Legião de Maria - Senatus Immaculata - Belo Horizonte. Todos direitos reservados.

bottom of page