top of page

AGENDA Nº 909 - 04 DE JULHO DE 2026

LEGIÃO DE MARIA – SENATUS IMMACULATA – BELO HORIZONTE – Minas Gerais

Local da reunião: Av. Guaratan, 1.037 – Calafate – Belo Horizonte

Data e Horário: 04 de julho de 2026, às 09h00.

(31) 3273-9878 / (31) 3273-9795 / WhatsApp (31) 3334-0873

E-mail: senatusimmaculata@yahoo.com.br (para envio de relatórios semestrais)

senatusbhtesouraria@yahoo.com.br (para envio de comprovantes)

Site: www.legiaodemariabh.org.br

AGENDA Nº 909

 

1. ORAÇÕES INICIAIS DA TESSERA E DO TERÇO

2. LEITURA ESPIRITUAL: Em cada um daqueles por quem trabalha, o legionário vê e serve a Jesus Cristo (Manual, capítulo 39, item 17, página 384).

3. LEITURA DA ATA Nº 908

4. ACOLHIDA AOS CONVIDADOS, VISITANTES E NOVOS OFICIAIS.

5. CHAMADA, CARGOS VAGOS, NOMEAÇÕES E RATIFICAÇÕES.

​6SUGESTÕES DE TRABALHO: Intensificar as visitas às famílias e a realização de Jornadas Apostólicas, incentivando o retorno de famílias afastadas. Fazer o recrutamento de membros juvenis, ativos e auxiliares, promovendo o fortalecimento dos Praesidia e a expansão da Legião de Maria. Dirigir a Novena de Nossa Senhora do Carmo, divulgando a devoção do Escapulário. Promover a Novena de Santa Ana e São Joaquim. Visitar enfermos e idosos. Organizar grupos de círculos bíblicos.

7. ORIENTAÇÃO DO SENATUS: Considerem os legionários a assistência `a reunião semanal do Praesidium como o primeiro e mais sagrado dever para com a Legião. Nada a pode substituir. Sem ela, o trabalho será como um corpo sem alma. A razão mostra e a experiência comprova que o descuido no cumprimento deste dever primordial, será seguido de um trabalho ineficaz e, em breve, de inevitáveis desistências (Manual, capítulo11, item 5, página 97). Ler e meditar.

 

8. ASSUNTOS DIVERSOS:

a) Faça sua inscrição para participar da 38ª Caminhada com Maria, em Peregrinação a 16 Igrejas Marianas na capital mineira, dia 02 de agosto de 2026, dentro da programação da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte. Envie seu nome e telefone de contato para o WhatsApp do Senatus.

b) Organize sua caravana para a peregrinação da Legião de Maria ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, dia 07 de setembro, com Celebração Eucarística pelos 105 anos de fundação da Legião de Maria. Em breve, serão divulgadas as orientações para a inscrição de sua caravana.

9. DATAS EM DESTAQUE:

Aniversariantes do Mês

04/07Reunião do Senatus, às 09h00.
07/07
– Missa no Senatus, às 11h40. Pré-Senatus.
16/07 – Nossa Senhora do Carmo.
19/0762 anos de elevação do Senatus Immaculata de Belo Horizonte.
23/07
9º Encontro da Juventude Legionária (Enajul) em Belém – Pará, de 23 a 26 de julho.
26/07
– São Joaquim e Santa Ana, Pais de Maria Santíssima. Dia dos Avós.

 

10. CATENA LEGIONIS. ALOCUÇÃO.

11. COLETA SECRETA / CONTRIBUIÇÃO DE PRAESIDIA E CONSELHOS / RELATÓRIO DA TESOURARIA

 

12. AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS

Praesidia: Ancilla Domini (BH), Nossa Senhora Aparecida (Cachoeira de Pajeú), Nossa Senhora das Graças (Nova União) e Nossa Senhora das Graças (Mata Verde).
Curiae: Nossa Senhora Auxiliadora (BH), Mater Boni Consilii (Capelinha), Nossa Senhora do Rosário (Sarzedo), Imaculada Conceição (Diamantina), Mater Ecclesiae (São José do Jacuri) e Mãe da Igreja (Araçuaí). 
Comitia: Mediatrix (BH), Rosa Mística (Caratinga), Torre de Marfim (Corinto), Stella Matutina (Santa Luzia), Mater Dei (Sete Lagoas) e Mater Christi (Coronel Fabriciano).


13. NOTÍCIAS DO BOLETIM CONCILIUM LEGIONIS MARIAE (Comentários)


14. CORRESPONDÊNCIA

15. PALAVRA DO DIRETOR ESPIRITUAL

16. COMPROMISSOS DO MÊS:

a) Relatórios a serem enviados até 20 DE JUlHO, para serem lidos na reunião de AGOSTO:

Praesidia: Nossa Senhora de Fátima (Santuário Nossa Senhora de Fátima – BH), Nossa Senhora de Fátima (Paróquia São Francisco das Chagas – BH), Nossa Senhora da Piedade (BH), Nossa Senhora de Lourdes (Minas Novas) e Nossa Senhora das Graças (Comercinho).
Curiae: Rainha da Paz (Igarapé), Virgo Potens (Itabirito), Nossa Senhora da Saúde (Lagoa Santa), Mãe do Criador (Pedro Leopoldo), Auxiliadora dos Cristãos (Sabará) e Mãe do Divino Amor (Contagem).
Comitia: Rainha dos Anjos (BH), Imaculada (Governador Valadares), Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (João Pinheiro), Intemerata (Manhumirim), Nossa Senhora da Glória (Espinosa) e Nossa Senhora da Assunção (Gameleiras).

b) Visitas a realizar: Curia Rainha da Paz (Igarapé), por Conceição; Comitium Rainha dos Apóstolos (João Pinheiro), por Maria do Carmo; e Comitium Nossa Senhora Rosa Mística (Paracatu), por Maria do Carmo.

17. PRÓXIMA REUNIÃO DO SENATUS: dia 1º de agosto de 2026, às 09h00, na Sede do Senatus.

18. ORAÇÕES FINAIS DA TESSERA E BÊNÇÃO DO DIRETOR ESPIRITUAL

“A Eucaristia não se celebra apenas no altar, mas inclusive no dia a dia, 
onde é possível viver tudo como oferta e ação de graças” (Papa Leão XIV).

EXPEDIENTE DA DIRETORIA
Terça e Quinta - 13:30 às 17:00
EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00
Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)
CEP: 30411-516 Belo Horizonte - MG
 
© 2014-2026 Legião de Maria - Senatus Immaculata - Belo Horizonte. Todos direitos reservados.

bottom of page