top of page

Imaculado Coração de Maria
Padre Sebastião Lino
Paróquia São Sebastião (Oliveira – MG)

ImaculadoCoraçãoDeMaria.jpg

(Homilia da Festa do Imaculado Coração de Maria)

São Lucas nos relata um episódio da adolescência de Jesus, aos 12 anos. Por ocasião da Festa da Páscoa judaica, conforme costume da Sagrada Família, foram a Jerusalém. E, no retorno, Jesus se perde. Três dias depois é encontrado no Templo conversando com os doutores da Lei. Sua mãe o repreende: "Filho, por que agiste assim conosco? Teu pai e eu angustiados te procurávamos". E Jesus responde: "Não sabeis que devo me ocupar das coisas do meu Pai?" Eles não entendem, mas diz o evangelista uma nota muito significativa: Maria conservava no coração todas aquelas coisas. Portanto, o Imaculado Coração de Maria é o coração de mãe que, mesmo sem compreender, contempla, medita. Jesus volta para Nazaré obediente a seus pais. Cresce em idade, sabedoria e estatura.

Maria, no Imaculado Coração, de mãe, vai se tornando discípula de seu Filho; de mestra, ela se torna humilde discípula e seguidora, relembrando fatos da infância e da adolescência de Jesus, do tempo do anonimato em Nazaré. E ainda hoje, com amor de Mãe, no seu Imaculado Coração, traz a cada um de nós em particular. Nós estamos no Imaculado Coração de Maria. Quando celebramos o Sagrado Coração de Jesus, tivemos a oportunidade de mergulhar no mistério do Sagrado Coração de Nosso Senhor e aprender dele, que é manso e humilde de coração. Ao celebrarmos o Imaculado Coração de Maria, tenhamos esta certeza: a Mãe nos traz todos no coração. Pois essa é a experiência que tivemos na terra: a nossa mãe sempre nos levou consigo em seu coração. E mesmo as que já voltaram para o Céu, também levaram seus filhos no coração. E no Imaculado Coração de Maria nós nos encontramos confortados, protegidos e amparados.

Aprendamos com a nossa Mãe querida, a conservar as coisas no coração. Aprendamos a silenciar para orar, para rezar. Aprendamos a meditar; como faz falta a meditação. Meditar um texto da Sagrada Escritura, um Salmo, uma passagem do Evangelho. Meditar e parar para pensar a nossa vida, nossos projetos pessoais, para onde queremos caminhar, qual é a nossa meta. Meditar, à luz da Palavra de Deus, os acontecimentos do tempo presente. Tentar enxergar nas entrelinhas por que as coisas têm acontecido desta maneira. Que lição, que mensagem, o que Deus quer dizer para cada um de nós. Só quem conserva no coração os fatos e acontecimentos é capaz de chegar a esse discernimento. Que nossa Mãe Maria, em Seu Imaculado Coração nos auxilie para sejamos mais contemplativos e guardemos a Palavra, os acontecimentos, as lembranças no nosso coração.

Oremos: Ó Deus, que preparastes morada digna para o Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

bottom of page