top of page

3º Domingo do Advento
Padre Marcos Albuquerque Gomes
Paróquia Santa Cruz - Bairro Vera Cruz (Belo Horizonte - MG)

Jo1_6-8_19-28.jpg

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos (...) O Senhor está próximo” (Filipenses 4,4)

 

Queridos irmãos e irmãs,

 

Chegamos ao terceiro domingo do advento. Este domingo é chamado de “Gaudete” ou domingo da alegria. A cor da toalha do altar e da estola do padre é o róseo ou rosa, porque o Senhor já está para chegar. Está à porta e bate. Por isso estamos felizes.

 

Nós, que estamos fazendo esta caminhada de preparação, temos muitos motivos para nos alegrar. Já montamos o presépio e vamos acender a terceira vela da Coroa do Advento. Muitos já começaram a fazer a novena de Natal.

 

Estamos ansiosos. Mas não uma ansiedade doentia. Uma ansiedade saudável. A ansiedade do Pequeno Príncipe. “Se tu vens às 5 horas, já estou feliz desde as 3 horas” (O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry).

Cantamos o canto de Nossa Senhora quando foi visitar sua prima Isabel. “Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus: ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas jóias” (Isaías 61,10).

 

Também a segunda leitura, tirada da carta de São Paulo aos Tessalonicenses nos convida a viver esta atitude da alegria: “Irmãos, estai sempre alegres” (1 Tessalonicenses 5,16).

 

Entretanto é uma alegria que gera compromisso. Compromisso de oração e santidade. “Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo. (...). Afastai-vos de toda espécie de maldade. Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente e que tudo aquilo que sois, espírito, alma, corpo, seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso” (1 Tessalonicenses 5,16-24).

 

Irmãos, aproveitemos esta terceira semana do advento para viver esta alegria. A alegria que vem da fé. Que nada ou ninguém possa tirar de nós este sentimento, que o Senhor nos dá.

 

Peçamos ao Senhor a graça de viver as quatro atitudes do advento: oração, santidade, alegria e despojamento.

 


Advento é o tempo de Maria. Cante com Ela esta música:

 

1. Quando teu Pai revelou o segredo a Maria / Que pela força do Espírito conceberia / A ti Jesus, Ela não hesitou logo em responder / Faça-se em mim pobre serva o que a Deus aprouver
Hoje imitando a Maria que é imagem da Igreja / Nossa família outra vez Te recebe e deseja / Cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus / Eis aqui os teus servos, Senhor!

Que a graça de Deus / cresça em nós sem cessar / E de Ti, nosso Pai, venha o Espírito Santo de amor / pra gerar e formar Cristo em nós.

2. Por um decreto do Pai Ela foi escolhida / Para gerar-te, ó Senhor, que és origem da vida / Cheia do Espírito Santo no corpo e no coração/ Foi quem melhor cooperou com a Tua missão
Na comunhão recebemos o Espírito Santo / E vem contigo Jesus, o teu Pai sacrossanto / Vamos agora ajudar-te no plano da salvação / Eis aqui os teus servos, Senhor!

3. No coração de Maria, no olhar doce e terno / Sempre tiveste na vida um apoio materno / Desde Belém, Nazaré, só viveu para Te servir / Quando morrias na cruz Tua mãe estava ali.
Mãe amorosa da Igreja quer ser nosso auxílio / Reproduzir nos cristãos as feições de Teu Filho/ Como Ela fez em Caná, nos convida a Te obedecer / Eis aqui os Teus servos, Senhor!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

bottom of page