2º Domingo do Advento
Padre Marcos Albuquerque Gomes
Paróquia Santa Cruz - Bairro Vera Cruz (Belo Horizonte - MG)

Mc1_1-8.jpg

Empenhar-se numa vida santa e piedosa  (cf. 2Pedro 3,11)

 

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje, celebramos o segundo Domingo do Advento. Lembremos as quatro atitudes deste tempo: oração, conversão, alegria e despojamento. Este segundo Domingo nos convida à conversão, ou busca de santidade.

A primeira leitura nos diz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplanai na estrada o caminho do nosso Deus (...) a glória do Senhor então se manifestará” (Isaías 40,3.5). Preparar o caminho do Senhor é preparar o nosso coração; deixá-lo limpo (aplainai na estrada o caminho do nosso Deus).  Ele vem como pastor: “Reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo” (Isaías 40,11). Ouvimos no salmo responsorial: “O Senhor nos dará tudo o que é bom” (Salmo 84). A segunda leitura nos impele a viver uma vida diferente: “Qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do dia de Deus” (2Pedro 3,11).

E o Evangelho: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Marcos 1,3). O Papa Francisco, na sua Exortação Apostólica, Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade, nos lembra que a busca santidade é feita com “pequenos gestos” (GE,16). “Deixa-te transformar, deixa-te renovar pelo Espírito para que isso seja possível, e assim a tua preciosa missão não fracassará” (GE,24). “Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida nem alegria”. (...) Depender dele liberta-nos das escravidões e leva-nos a reconhecer a nossa dignidade” (GE,32).

O Papa Francisco cita um grande místico francês do século XIX, chamado León Bloy que diz: “Na vida ‘existe apenas uma tristeza: a de não ser santo’” (GE,34). Esta é a vontade de Deus na nossa vida “que sejamos santos” (1Ts 4,3). Peçamos a graça de nos empenharmos numa vida santa e piedosa, enquanto esperamos a vinda do Menino Jesus no Natal.

Meditação da Palavra
Vá repetindo as frases do texto bíblico que mais te tocaram, deixando que elas ecoem em seu coração até se tornarem a sua oração. Medite-as calmamente. Faça a oração do Espírito Santo, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria e termine com este canto:

Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador (bis)
1. O Espírito de Deus, sobre ele pousará, de saber, de entendimento esse Espírito será. De conselho e fortaleza, de ciência e de temor, achará sua alegria no temor do seu Senhor.
2. Não será pela ilusão do olhar, do ouvir falar, que Ele irá julgar os homens, como é praxe acontecer. Mas os pobres desta terra com justiça julgará e dos fracos o direito Ele é quem defenderá.
3. Um menino, uma criança com as feras a brincar, e nenhum mal, nenhum dano mais na terra se fará. Da ciência do Senhor, cheio o mundo estará, como o sol inunda a terra e as águas enchem o mar.

Obs. Não se esqueça dos 10 minutinhos de oração diária. Leia de preferência a primeira leitura da liturgia da Missa todos os dias do Advento.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!