top of page

Finados

Padre Jorge Paulo Ponciano de Farias
Diretor Espiritual da Curia Mãe Amável
Comitium Nossa Senhora do Rosário (Ribeirão das Neves-MG)

Finados.jpg

Estimados irmãos e irmãs,
Salve Maria!

De modo geral, muitas pessoas se assustam com a realidade da morte, pois ela nos deixa com dúvidas, e isso geralmente vem pela forma como ela se apresenta por meio de uma doença, um acidente e outras situações que nenhum de nós gostaríamos de passar. Por isso, é sempre bom que cada um de nós tenha o coração sempre puro, alegre, satisfeito e cheio de fé, pois quando essa realidade chegar ela não nos encontre como pessoas temerosas.

 

A morte não é algo que devemos temer, nos diz Jesus nos textos sagrados, mas nós devemos temer aquele que pode nos tirar a vida eterna (cf. Mateus 10,28). Pois, vivendo em Cristo, a nossa partida deste mundo será o momento de passar para a vida plena junto de Deus, nosso Senhor.

 

Muitas vezes sofremos muito quando alguém de nosso convívio parte para junto de Deus. Devido à nossa ligação afetiva, estamos muito unidos uns aos outros. Mas Jesus deixa claro no Evangelho de hoje (João 6,37-40) que cada um de nós pertence a Cristo. E quando Ele nos chamar, iremos a Ele. E nós iremos alegres, porque é o encontro com Deus.

 

Quando alguém morre em nossa família, a dor é muito grande. Mas a fé deve confortar nosso coração e ser maior do que a dor que nos invade, porque nosso familiar voltou ao coração de Deus. As boas ações, as boas lembranças, os momentos felizes nos darão a esperança da alegria de que um dia nos reencontraremos no céu.

 

Jesus nos diz: todos os que o Pai me confia virão a mim e, quando vierem, não os afastarei, mas os ressuscitarei no último dia. Essa é a vontade de Deus, que nós vivamos a vida plena nele, com a alegria de sermos ressuscitados, no tempo de Deus, um eterno presente, sem luto nem dor, sendo Deus tudo em nós e nós seremos todos reunidos em Deus.

 

Assim, neste dia, agradeçamos a Deus, na firme esperança de que um dia também nós nos encontraremos no céu e festejaremos com a Santíssima Trindade, Nossa Senhora e nossos irmãos e irmãs uma eterna felicidade. Que o dia de hoje seja de gratidão a Deus e a todas as pessoas que fizeram parte de nossa vida, nos iluminando para que jamais percamos a fé nem a esperança do encontro que teremos com Deus, nosso Senhor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

bottom of page