30º Domingo do Tempo Comum (Ano A)

Padre Jorge Paulo Ponciano de Farias
Diretor Espiritual da Curia Mãe Amável
Comitium Nossa Senhora do Rosário (Ribeirão das Neves-MG)

Estimados irmãos e irmãs,
Salve Maria!

Neste Evangelho (Mateus 22,34-40) do 30º Domingo do Tempo Comum, Jesus é tentado e experimentado, pois qual dos judeus não saberia o primeiro mandamento da Lei de Deus? Todo bom judeu conhece a Lei e os algozes de Jesus o questionam na tentativa de pegá-lo em alguma de suas palavras. Eles perguntam: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus, com muita sabedoria, responde: o primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, com toda a tua força e tua inteligência. Mas Jesus completa: o segundo mandamento é semelhante a esse; amar ao próximo, como a ti mesmo.

 

Aqui está a questão central da liturgia de hoje. Como podemos amar a Deus que não o vemos, no diz o texto sagrado, e não amar os irmãos com quem nos encontramos no dia a dia e a toda hora? Amar o próximo como a ti mesmo nos remete a refletirmos que ninguém quer o mal para si mesmo. É, nessa mesma proporção, que nós devemos amar, cuidar e se importar com o outro. À medida que nós vivenciarmos este mandamento, Jesus nos revela um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Agora, este mandamento assume uma nova proporção: amar o próximo ao modo de Jesus. E não há maior amor que se doar pelo outro.

 

Assim, compreendemos que o amor que Jesus nos diz não é apenas o amor afetivo. O amor ao qual Jesus nos fala vem repleto da mais pura sinceridade e gratuidade de querer o bem ao outro. Ser feliz e satisfeito ao ver o outro feliz e satisfeito. A liturgia nos convida a demonstrarmos uns aos outros o amor do tamanho com o qual Jesus nos amou. Então, a partir deste momento, teremos todas as condições para amarmos a Deus sobre todas as coisas, pois o próprio Jesus nos diz: o que fizeste a um destes pequeninos foi a mim que o fizeste; e mais ainda: quem me vê, vê o Pai. Logo, se nós conseguirmos nos amar uns aos outros, cuidando uns dos outros, com certeza Deus será contemplado neste amor que vivenciaremos no amor ao próximo.

 

Vamos, cada vez mais, viver este amor e fazer com que ele cresça em nossa vida e em nosso coração. Vamos tornar este amor cada vez mais concreto em nosso dia a dia, pois assim testemunharemos ao mundo que o maior amor faz gerar a vida e que o próprio Deus é amor e veio habitar no meio de nós.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

EXPEDIENTE DA DIRETORIA

Terça e Quinta - 13:30 às 17:00

EXPEDIENTE DO SENATUS

Reunião do Senatus: 1º sábado de cada mês - 09:00 às 12:00

Av Guaratan, 1037 - Calafate - (como chegar)

CEP: 30411-516 Belo Horizonte - MG

 

© 2014-2021 Legião de Maria - Senatus Immaculata - Belo Horizonte. Todos direitos reservados.