top of page

HISTÓRICO

Em 21 de fevereiro de 1956, irmã Mary Clerkin, enviada do Concilium, chegou a Belo Horizonte com o objetivo de fundar a Legião de Maria em Minas Gerais, tendo sido formados quatro Praesidia na capital:

Um na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, do qual fazia parte irmã Terezinha Camargo, hoje membro auxiliar;

Um no Bairro Serra, Igreja de Santana, o atual Praesidium Nossa Senhora Santana, cuja presidente foi Acidália de Guimarães;

Um no Prado, Basílica de Santo Cura D’Ars do qual faz parte irmã Madalena, hoje recolhida ao Recanto da Boa Viagem;

Um na Santa Casa de Misericórdia, o Salus Infirmorum, de que fez parte irmã Zulmirinha, juntamente com outras incansáveis legionárias.

Em 26/07/1956, fundou-se a primeira Curia do Estado de Minas Gerais, com o nome Immaculata. A reunião foi dirigida pela irmã Mary Clerkin, e a diretoria ficou assim constituída: Diretor Espiritual: Pe. Alcides Mazzonetto, Presidente: Acidália de Guimarães, Vice: Annita Borrisson, Secretária: Maria Aparecida Dayrell e Tesoureira: Marina L. Tavares.

Em 28/06/1960, a Curia Immaculata foi elevada a Comitium, considerando o desenvolvimento da Legião. A reunião foi realizada no Salão da Igreja São José, Centro, e dirigida pela irmã Cely Savasse, presidente da Curia Magnificat, sendo eleita presidente Ir. Anita Borrisson.

Em 19/07/1964, o Comitium Immaculata foi elevado a Senatus com a presença do irmão Enviado Thomas Honey. Era assim fundado o terceiro Senatus do Brasil, com jurisdição sobre todos os Conselhos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Hoje a jurisdição do Senatus de Belo Horizonte é apenas o Estado de Minas Gerais, tendo em vista a nova distribuição do território brasileiro; com a criação do Senatus de Salvador, Goiás volta a pertencer ao Senatus do Rio de Janeiro.

Quanto ao Distrito Federal, o Comitium Aparecida de Brasília foi elevado a Regia em 28/12/1996, ficando a Regia Aparecida diretamente filiada ao Concilium Legionis Mariae.

O Senatus Immaculata iniciou suas atividades com três Comitia e 52 Curiae. Neste clima de oração em comum, trabalho apostólico bem determinado, o Senatus de Belo Horizonte está atualmente composto por três Regiae, 31 Comitia, 35 Curiae e 26 Praesidia diretamente filiados.

 


Primeira Diretoria

Diretor Espiritual
Pe. Antônio Carlos Mesquita

Presidente
Heitor Taveira Campos
Arléia da Conceição Queirós

Vice-Presidente
Maria Hermogênia de Souza

Secretária
Ida Valadares

Tesoureira
Lúcia Dayrell Batitucci

bottom of page